Você sabe como preservar as rodas da empilhadeira?
As rodas das empilhadeiras são itens essenciais para o bom funcionamento do equipamento, garantindo sua produtividade e segurança na operação. Por isso, é importante que elas estejam sempre em bom estado e sejam trocadas corretamente, evitando acidentes e desgaste em outros componentes do equipamento. Mas, você sabe como preservar as rodas da empilhadeira?
Confira alguns pontos que precisam de atenção:
• Cuidado com o ambiente:
Ambientes com temperaturas extremas ou com grandes variações acabam impactando na vida útil das rodas, fazendo com que se desgastem mais rápido, principalmente quando o mesmo equipamento é usado em ambientes com diferentes temperaturas.
• Condições do piso:
Empilhadeiras com roda de poliuretano são projetadas para aplicações em piso regulares, ou seja, pisos lisos, sem desníveis ou rachaduras, pois por serem de um material mais duro, não absorvem tão bem os impactos das trepidações do piso, podendo causar o desgaste precoce de outros componentes.
• Estar atento a velocidade:
Cada empilhadeira possui suas recomendações, dessa forma, quando o operador transita em uma velocidade superior ao recomendado pode haver o superaquecimento das rodas, causando descolamento das rodas e desgaste precoce. Por isso, é importante se atentar as recomendações do fabricante e treinar os operadores para que usem cada equipamento da forma correta.
• Conhecer o tipo de carga:
Saber qual tipo e peso de carga o equipamento irá movimentar facilita a especificação da melhor máquina e o melhor tipo de roda para a aplicação, assim é possível preservar sua vida útil por mais tempo.
Mesmo com todos esses cuidados para preservá-las por mais tempo, as rodas não duram para sempre, em algum momento os desgastes naturais surgem e é preciso fazer sua troca.
Lembre-se rodas genuínas possuem revestimento com material exclusivo e homologado, com durabilidade de cerca de 40% maior que rodas comuns de poliuretano.
Atualizado em: 13/03/2024